sábado, 12 de julho de 2008

DICAS DE SER VESTIR BEM NO DIA A DIA

Como se vestir bem no dia-a-dia? A rotina do dia-a-dia já foi cantada por grandes poetas da música brasileira, como Chico Buarque e Caetano Veloso. Por mais que a gente tenha um trabalho agradável e uma vida boa, uma hora ou outra a gente se vê enredado - de um lado, pela velocidade e obrigações de todo dia e, por outro, pela mesmice de ter que repetir uma rotina entediante.
A moda, que trata de nos provocar o tempo todo com novidades, tem por objetivo principal estimular o consumo e, às vezes também nos pressiona a estarmos na última tendência. Isso pode ser exaustivo.
Devemos, no entanto, nos utilizar da moda sempre que possível para quebrarmos a rotina e exercitarmos a criatividade relacionada à expressão pessoal. Mas, para conseguir se divertir com a moda, primeiro é preciso tirar da frente as necessidades, para só então lidar com a diversão e o supérfluo.
Ocasiões de uso
Esse termo é utilizado na moda para determinar as segmentações dentro de uma coleção. Vamos levantar algumas questões; ao respondê-las, você estará traçando suas particularidades, tendo em vista as ocasiões de uso, ou seja, as situações que você vive e do que você precisa. Você trabalha fora? Qual o estilo que você precisa ter no trabalho? Formal careta? Formal moderno? Estiloso, fashion? Uniforme? Com quais peças você se sente melhor? Vestido? Terno? Tailleur? Saia e blusa? Calça e camisa? Jeans e camiseta? Qual a freqüência de lavagem? Pode repetir a roupa no trabalho ou precisa variar bastante? Sai muito à noite? Balada ou concerto? Teatro ou cinema? E os finais de semana? Clube, sítio, praia ou shopping? Bem, a essa altura já estou considerando que seu guarda-roupa está esvaziado daquilo que não serve mais e que você já separou as roupas melhores, organizando por produções. Então, vamos direto à próxima etapa.
Um guarda-roupa básico
Aqui vamos nos dedicar mais às mulheres, mas alguns conselhos servem aos homens também. É importante frisar a diferença de necessidades e poder aquisitivo. Abaixo, uma lista das peças básicas de um guarda-roupa clássico:
1 calça de alfaiataria
1 saia
1 terno
1 blazer
1 jeans
1 camisa branca
1 cardigan
1 trench-coat
1 vestido pretinho básico
1 vestido leve
1 jaqueta jeans ou de couro
1 xale ou pashmina
1 pantalona
Camisetas variadas e coloridas
1 top chique ou de tricô
1 short de alfaiataria
1 tênis
1 bota
1 sapato fechado
1 sapatilha
1 sandália alta
1 vestido de festa
1 bolsa para todo dia
1 bolsa, sacola ou mochila para o fim de semana
1 bolsinha toalete de festa
Na montagem desse guarda-roupa básico, o importante é que ele seja todo coordenado, possibilitando que as peças possam ser usadas umas com as outras. Para isso, as cores devem ser básicas, neutras, combinando entre si. Branco, preto, tipos de cinza, marfim, bege, marinho, off-white são perfeitas. São bem-vindos também os cáquis e marrons. Com as cores combinadas e básicas, várias coordenações são possíveis.A saia pode ser usada com a camisa branca, com as camisetas e com o top. A saia com camisa pode ser usada com blazer, com cardigan, com jaqueta ou trench-coat. Isso também deve se repetir com as camisetas, com o top de seda etc. Assim, multiplicam-se as possibilidades.
Procure as peças mais confortáveis, com elastano, as malhas que deixam você livre para resolver seus problemas. Evite peças que saem do lugar, com detalhes demais ou muito curtas e decotadas, principalmente para o trabalho. Outro conselho é "fazer a cadeira", ou seja, escolher na véspera a roupa que vai ser usada pela manhã, assim o sono não vai interferir na sua produção, nem no seu humor.

Nenhum comentário: