sexta-feira, 23 de maio de 2008

ETIQUETA - Trajes Femininos, maquiagem e acessórios

Manual de boas maneiras e etiqueta
OS TRAJES FEMININOS
Seguir a moda não é o mais importante. Em matéria de vestir-se bem, o principal é estar sempre bem vestida de acordo consigo mesma. Evitar disparates que destoam de sua personalidade, sem artificialismo, escolhendo as roupas adequadas de acordo com o seu tipo físico. Não é com muito dinheiro que se faz uma elegante, a solução é simples, basta um pouco de charme e bom senso e a sua maneira de ser, estará solucionando o problema.
Os pequenos truques devem ser aplicados, como decotes em "V", listas verticais para emagrecer, etc. Para que seu tipo seja aproveitado, as cores devem harmonizar com o tom de sua pele, dos olhos e de seus cabelos. Outro ponto é a simplicidade de suas roupas, quanto mais discreto e simples, mais elegante você estará. Se você não pode ou não quer gastar muito, tenha sempre roupas básicas; azul, marrom, vermelho e cinza, etc., que combinam com os acessórios básicos, permitindo uma boa variação com o pouco que você possui. Um vestido clássico de cor neutra, um talleur, uma saia lisa, que varia com diferentes blusas, um vestido passeio, uma flor, encharpe ou jóia pode transformá-los em mais ou menos habillé, dependendo somente de sua imaginação. Não queira parecer o que você não é. Se você é esportiva não queira ser sofisticada ou vice-versa.
- Pela manhã os trajes são sempre o mais simples possível, o sapato de salto mais baixo, a bolsa é esportiva. Cabe também nessas horas para uma compra a saia e blusa que é uma solução econômica de fácil adaptação.
- Para Missa ou almoço, ou mesmo casamento, o esporte fino é o ideal. Vestidos em cortes simples e esportivos, saia e blusa, chemisier, costumes sem grandes detalhes, saias compridas em algodão mas, tudo em bom tecido. Os sapatos e bolsa será também em esporte fino.
- A tarde ou a noite o traje mais requintado, que fica entre o esporte fino e o habillé, ou então ser permitido os brilhos e os tecidos transparentes para as que freqüentam reuniões sociais, tudo o que há de melhor e mais fino e mais rico. A norma continua sendo a mesma, nada que esteja fora dos hábitos e da moda.
- Para o "chá das cinco", o talleur e o chemisier ainda é o mais fino. Um clipe de brilhante ou uma flor de pedra preciosa completa o traje. A bolsa e sapato devem ser de cromo ou camurça.
- Para viagem o terninho é o preferido. Para o campo a calça comprida, blusões, etc... Os shorts, os maiôs, as saias, saídas, biquínis, as bolsas grandes de palha, chapéus, sandálias, lenços, são preferidos para a praia. Se você é cheínha, não use biquíni e sim um maiô escuro.
A MODA DE ACORDO COM O TIPO FÍSICO

Triangular - deve desviar a atenção dos quadris e chamar a atenção para o busto. Evitar decotes em "V", saias claras, cavas pronunciadas, etc. É permitido todos os detalhes horizontais para o busto e verticais para o quadril.

Triangular invertido - deve chamar a atenção para os quadris e desviá-los do busto. Evitar golas grandes, babados na manga, decotes quadrados, mangas bufantes, lenços, colares junto ao pescoço. A blusa mais escura, a saia mais clara, decotes em "V", mangas japonesas, cavas pronunciadas, saias em pregas, bolsos, etc...

Longilínio - este tipo é privilegiado, altura cima de 1,65m. Tudo é permitido: usar duas cores, túnicas em tons diferentes, cintos largos, mangas bufantes, saia de babados, casacos e capas ajustados na cintura e listas horizontais se for magra. Mignon - evitar estilo vamp, penteados altíssimos, listras horizontais, vestidos curtos demais, duas cores, saltos altos demais, saias amplas, bolsas grandes, saias de babados e golas grandes. Usar golinhas fechadas, vestidos tubinhos, todos os motivos verticais, estilo império, estampados miúdos, cintura alta, bolero e saia evasé.

Gorda e Baixa - usar decote barco, cintura marcada, saia evasé, vestido aberto na frente, duas peças, todos os detalhes verticais, saia reta com casaquinho solto, vestido tubinho, cores escuras e manga 3/4.

Igual ou assimétrico - usar listras verticais, mangas japonesas, cavas americana, decote em "V", vestido estilo princesa, ridingote, cintos finos jamais repetir detalhes e mangas trabalhadas. Cores claras engordam e escura emagrece, tecidos foscos e pesados com caimento não engordam, tecidos brilhantes engordam.

ADAPTAR A MAQUILAGEM AO VESTUÁRIO

Cores quentes - amarelo, coral e vermelho. Maquilagem vibrante.

Cores frias - azul, verde e violeta. Maquilagem fria.

Cores neutra - branco, marrom, bege, preto, cinza, etc. Maquilagem neutra.

Morena - cores alegres, vermelho, coral, branco, verde, amarelo, verde-amarelado, azul, azul-claro, etc.

Ruivas - rosa, verde, lilás, roxo batata, azulão, etc.

Louras - rosa em todos os tons, bordeux, roxo, verde, marrom, verde escuro, etc.

Grisalhas - cor pastel, verde claro, azul claro, lilás, etc.

ACESSÓRIOS

Podem levantar ou soterrar a toalete. As roupas poderão ser simples mas os acessórios terão que ser de boa qualidade. Planejar a roupa e os acessórios é obrigação de toda mulher elegante. Combinar lenços, echarpes, colares, pulseiras, brincos, flores, etc., tudo de acordo com o seu tipo físico. Usar uma cinta de acordo com o físico, um soltem do tamanho do busto. Calcinhas, soltem, anágua, devem ser da mesma cor. As camisolas, pijamas, etc. , da melhor qualidade. É preferível pouco, mas de boa qualidade.

Texto tirado do site: http://www.portalbrasil.net/etiqueta/trajesfemininos.htm

Nenhum comentário: