quarta-feira, 27 de agosto de 2008

VISAGISMO

Para que se possa falar dos bastidores de um bom salão de beleza e de suas mazelas é preciso vivenciá-lo por dentro. Por isso, hoje, falarei sobre uma das técnicas usadas pelos cabeleireiros de alto nível: o Visagismo.

Você sabe o quê é Visagismo?

Visagismo é a forma pela qual um cabeleireiro descobre por técnicas específicas, aquilo que sua cliente quer para seu visual, mas que está menos aparente e mais no seu íntimo.

O profissional, com seu conhecimento, consegue olhar para sua cliente, e ao mesmo tempo, colocar-se em seu lugar para descobrir como usará o seu talento.

Na prática existem, dentro do conceito de visagismo, alguns tipos interessantes de clientes: CLIENTE GESTUAL aquela que usa as mãos para mostrar o quê deseja, tanto para volume, como para comprimento. Só lhe falta pegar na tesoura e no pente.

CLIENTE GEOMÉTRICA a que adora cabelo bem cortadinho, todo por igual, sem nenhum fio disperso. – “Nos seus mínimos detalhes”.

CLIENTE ASSIMÉTRICA tem preferência por um corte irregular. Quanto mais diferente da geométrica, melhor.

CLIENTE ECLÉTICA gosta de tudo, topa todas as paradas. Quer estar na moda.

CLIENTE INIBIDA por sua insegurança acaba não expressando claramente o quê quer, se é que já decidiu o quê quer. Para essa em especial, o ideal é oferecer revistas especializadas onde ela irá buscar referências para seu novo visual e quase sempre nos surpreenderá com sua escolha de muito bom gosto – para quem não sabia o quê queria.

Gran Julian, pai do visagismo, o qual tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, disse uma vez, que a energia das mulheres está no seu cabeleireiro; se ele não estiver receptivo às necessidades de sua cliente, o trabalho não sairá a contento.

Por isso, ao procurar um cabeleireiro, mostre o quê quer, mesmo que você não se enquadre em nenhum dos tipos aqui apresentados. É importante ele saber o seu gosto para, a partir daí, poder fazer um corte que combine com seu tipo físico, sua personalidade, seu trabalho, enfim, com você, porque você merece. Por Miguel Beauty

Miguel Beauty é um autodidata apaixonado pelo que faz. A profissão de cabeleireiro deu-lhe régua e compasso. Os aromas e cosméticos se misturam aos seus mais de 40 anos de carreira. Foi a alquimia que o atraiu e o fez desenvolver e criar, em um salão de beleza masculino, estilos refinados e atributos artísticos. Hoje é conhecido hoje como um dos mais importantes hair stylists do país.

Nenhum comentário: