domingo, 21 de setembro de 2008

Mini Biografia - Marc Jacobs

Marc Jacobs (9 de abril de 1963, Nova Iorque, EUA) é um estilista de moda norte-americano, graduado pela Escola de Arte e Estilo de Nova Iorque em 1981.

Marc Jacobs Marc Jacobs é um estilista americano de influência mundial. Marc Jacobs completou seus estudos na Parsons School of Design.

Tornou-se conhecido no mundo da moda no fim dos anos 80, ao desenhar e apresentar uma coleção em estilo “grunge” - baseada no novo tipo de som e indumentária que vinha da cidade de Seattle, na costa-oeste, onde grupos de rock como Nirvana e Soundgarden e meninos com bermudas até o meio dos joelhos revolucionavam os costumes locais e os difundiam para todo o país - para a tradicional marca Perry Ellis, da qual era diretor de estilo, sendo imediatamente demitido.

Apoiado por nomes importantes da moda, como Anna Wintour, a editora-chefe da revista Vogue, que abriu suas páginas para suas criações, Jacobs

conseguiu proeminência sozinho no mercado, recebendo diversos prêmios de conselhos de moda no começo dos anos 90 e hoje comanda a criação artística da marca Louis Vuitton, além da griffe com seu próprio nome, extremamente popular.

É conhecido como um estilista que não segue as tendências universais da moda de cada estação, como em sua coleção de 2004/2005, quando, ignorando o estilo safari seguido por outros grandes nomes do mercado, fez sua coleção baseada num estilo completamente feminino com seus modelos desfilando entre 450.000 rosas na passarela.

Em março de 2007 foi internado numa clinica de reabilitação para se curar de problemas ocasionados por ingestão de drogas e álcool excessivo.

Jacobs é conhecido pela sua moda refinada e luxuosa, que revolucionou toda uma geração de mulheres em sua forma de vestir. Marc Jacobs construiu um império da moda que é respeitado pelos grandes nomes da moda e celebridades. Destacam-se os perfumes femininos Blush Eau de Parfum e Marc Jacobs Eau de Parfum e o perfume masculino Marc Jacobs Eau de Toilette.

Nos 14 anos de carreira, muita coisa aconteceu. De cara, adotou a linha "fazer do limão uma limonada" e convidou as amigas para desfilar sua coleção solo. Assim, modelos como Naomi Campbell e Linda Evangelista, que na época ganhavam milhares de dólares por um dia de trabalho, exibiram deliciosos casaquetos de cetim sem cobrar 1 centavo. Foi o bastante para que ele voltasse às manchetes e se firmasse como o representante de um novo tipo de glamour: contemporâneo, mas com toques do passado, dono de uma certa ingenuidade e que, justamente por isso, combina com mulheres de personalidade forte, como Sofia Coppola, Scarlett Johanson, Maria Flor e Luana Piovani, fiéis consumidoras da grife.

Cada vez mais hype, a marca foi conquistando prestígio a ponto de o estilista receber uma proposta irrecusável: lançar a linha de roupas da Louis Vuitton. Até 1987 a centenária grife francesa era sinônimo apenas de bolsas de luxo e ninguém ousava pensar que ela precisaria de algo além disso. O acordo foi bom para todos: a LV multiplicou seu poder de influência e o estilista ganhou mais projeção e autonomia financeira para investir em sua própria empresa. Além dessas duas grifes, cuida da Marc, etiqueta com preços mais acessíveis que lançou em 2001, de uma linha com produtos para casa, outra para bebês, sem falar dos sapatos e das bolsas, um de seus itens mais cobiçados. É difícil pensar em outro estilista americano em atividade tão influente como Jacobs. Aos 43 anos, costuma dizer que suas roupas nunca serão tão populares como as de Ralph Lauren ou Calvin Klein: "Elas são para quem gosta de analisar". Outra fase de efeito que utiliza é "nunca sei o que vou fazer". Mas isso é puro jogo de cena. Melancólico numa estação, otimista na outra e, agora, um tanto rebelde, como atestam os vestidos com detalhe de flanela, Marc Jacobs sabe bem quais passos dar, mudando de rumo como bem entende. Motivos não faltam. É que ele sente para onde sopram os ventos da moda bem antes que qualquer um possa perceber.

O estilo da grife

PERFIL DA GRIFE: O estilista afirma que faz moda para mulheres reais:

"Elas são jovens e com vontade de seguir um caminho único. Nada de ser sexy como Britney [Spears] ou Paris [Hilton]".

QUEM USA: Sofia Coppola, Winona Ryder, Uma Thurman, Scarlett Johanson, Patrícia Marx, Maria Flor, Mel Lisboa, Danielle Winits.

COMO USAR: A saia de couro metalizada vai para o trabalho na companhia de um suéter de cashmere bege e botas de camurça. A calça de alfaiataria oversized pede um top seco. A míni de lã xadrez ganha apelo edgy com casaco amplo, meias opacas e botas.

Paixão instantânea

Depois de injetar ar novo nas centenárias criações da Louis Vuitton, era natural que Marc Jacobs quisesse mostrar ao mundo como seriam as bolsas com a sua cara. Menino-prodígio, conquistou em apenas uma estação o que grandes maisons levaram décadas para conseguir ao lançar sua primeira coleção de bolsas em 2000. Grandes e cheias de detalhes, viraram hit instantâneo, garantindo lugar de destaque no guarda-roupa das antenadas do planeta fashion. A marca registrada são as fivelas com o nome da grife gravado no metal - garantia contra imitações - e que fecham bolsos presos por costura aparente. A cada estação surgem variações do modelo, como a New Sophia, a Bowler, a Frame ou a Hobo. Em comum todas têm o poder de conferir modernidade a qualquer look. Também chama a atenção o acabamento primoroso, com forro macio de camurça ou seda e uma infinidade de bolsinhos internos arrematados por zíperes.

Os modelos da Marc, a segunda linha, que chegaram ao mercado um ano depois, seguem as mesmas características, mas exibem ar mais casual. No Brasil elas podem ser encontradas nas lojas Daslu, tel. (11) 3841 4000; Sho&Purs, tel. (11) 3031 4950; Mixed, tels. (11) 3849 3189, (21) 2422 0848; e Espaço Lundgren, tel. (21) 2523 2522.

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