sábado, 6 de setembro de 2008

Mini Biografia - Marca FENDI

Muitas vezes a gente escuta falar um monte de nome de marcas e de estilistas, mas a gente não sabe nada ou quase nada sobre eles, não é verdade? Então resolvi postar de tempos em tempos, uma mini biografia de estilistas e marcas famosas aqui no blog, ok? Informação de moda nunca é demais né gente? E vcs nunca mais vão ficar "viajando na maionese " quando aquela sua amiga descolada e super fashion estiver falando de marcas e estilistas, pq vc também vai está super por dentro... rsrsrs

Suas bolsas e casacos de pele desfilam nos ambientes mais luxuosos e sofisticados do mundo. O logotipo composto por duas letras F é visto e reconhecido como símbolo de status no mundo inteiro. A marca FENDI traz o sobrenome da lendária família italiana, interpretando o passado de modo contemporâneo, homenageando a tradição do artesanal e celebrando a geração de novos e preciosos materiais e valiosos detalhes. A grande popularidade da FENDI, no entanto, deve-se mesmo às bolsas, que jamais economizaram o logotipo da marca e fizeram dele um verdadeiro e disputado símbolo de status.

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A história

Tudo começou em 1918 quando Adele Casagrande abriu uma loja de couro e peles na Via Del Plebiscito no centro de Roma, que fabricava também bolsas de couro macio com refinamento de formas, texturas e minuciosos acabamentos de fechos e fivelas, além de sacolas de verão feitas com tiras de lona. Quando ela se casou com Edoardo Fendi em 1925, eles tomaram a decisão de mudar o nome da loja para FENDI. Era o período do pós-guerra, onde a classe média estava tentando se reerguer e voltar a ter hábitos consumistas. Foi com esse cenário, que a loja rapidamente se tornou um sucesso, vendendo malas de couro e outros artigos. O negócio prosperou e uma nova loja foi aberta na Via Piave em 1932, uma área residencial que estava se tornando um centro comercial da época. O crescimento da FENDI, já bem conhecida e conceituada em Roma, começou a romper as fronteiras da regionalidade, tornando-se um símbolo de estilo e bom gosto para as mulheres italianas.

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Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1946, a segunda geração da família começou a entrar no negócio. A primeira filha a ingressar na empresa foi Paola, filha mais velha e então com 15 anos na época, seguida de suas irmãs Anna, Franca, Carla e Alda. As jovens implantaram idéias modernas, linhas arrojadas em seus produtos (malas, bolsas e casacos de pele). Em 1964, a marca que já muito conhecida na Itália, abriu uma de suas muitas lojas nesse período, na sofisticada Via Borgognona. Em 1965 uma aliança foi selada entre a empresa e o jovem designer alemão Karl Lagerfeld (hoje também o atual estilista da maison Chanel), que assumiu como diretor criativo da grife, apresentando uma nova leitura aos casacos de pele, fora da alta costura e dentro do prêt-à-porter (expressão em francês para roupa comprada pronta em lojas) como a jaqueta jeans com acabamento em pele. Foi ele quem inventou o logotipo com os duplos F invertidos (chamado de “Zucca” quando é maior e “Zucchino” quando é menor), que mais tarde foi adicionando à lista de símbolos de status internacional, e, ajudado pelas irmãs, revolucionou o tratamento das peles e de outras roupas. -

O estilista Karl Lagerfeld e Silvia Fendi

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O que era uma peça preciosa, mas rígida e pesada se tornou leve, macia, elegante. O time trabalhou para inventar novas maneiras de se trabalhar com as peles (curtimento, tingimento e tratamento), além de ter introduzido peles inusitadas, transformando-as em acessórios fashion. A FENDI conquistou prestígio e a liderança no setor, utilizando peles tingidas, com mão-de-obra de alta qualidade e refinada técnica de corte, trunfos que valeram à grife a conquista de vários prêmios internacionais. Em 1968, as malas e bolsas FENDI foram descobertas em Roma por Marvim Traub, então presidente da famosa loja de departamento Bloomingdale’s, que as levou para serem vendidas em Nova York. Não demorou muito para os produtos da marca despertarem a atenção de várias lojas americanas que queriam tê-los para vender á seus consumidores, e hoje a FENDI é a marca com maior número de representações dentro das lojas de departamento.

- - Na década de 70, a FENDI alcançou um grande reconhecimento e seus produtos eram vendidos nas melhores lojas do mundo. A empresa lançou uma nova linha de produtos e acessórios como luvas, jeans, gravatas, óculos, relógios, isqueiros e canetas em 1984. No ano seguinte, para comemorar os 60 anos da marca, organizou um desfile no Museu de Arte Moderna de Roma. Somente em 1989, a grife inaugurou sua primeira loja em solo americano, localizada em plena Fifth Avenue. Era a primeira vez que todos os produtos da marca podiam ser encontrados em um mesmo lugar. Em 1999, a marca foi comprada pelo poderoso grupo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A, mantendo os membros da família em cargos dentro da empresa. Somente dois anos mais tarde, em 2001, a FENDI inaugurou sua primeira loja âncora na cidade de Paris, o centro da alta costura mundial. - -

A linha do tempo

1966 Lançamento da primeira coleção de pele assinada por Karl Lagerfeld. Foi sucesso imediato para os novos consumidores.

1967 A grife italiana desenvolve um trabalho inovador em casacos e mantôs de pele, utilizando coelhos e esquilos. Lançamento de um casaco reversível forrado de pele e outro em estilo quimono, misturando lindamente pele com couro e vários tecidos.

1968 A grife organizou um desfile no Japão e não demorou muito para que seus produtos estivessem disponíveis no mercado japonês.

1969 Lançamento da primeira coleção de roupas ready-to-wear no Palazzo Pitti em Florença, depois que as irmãs não encontravam mais roupas de outras marcas para complementar o visual dos desfiles dos casacos de pele.

1985 Lançamento do primeiro perfume feminino chamado Fendi for Women. Nos anos seguintes a linha foi expandida com a introdução do Theorema Uomo e Fendi Uomo (para homens), introduzido em 1988; e Celebration e Fantasia (para mulheres). Lançamento da primeira linha de móveis e objetos de decoração da grife.

1987 Lançamento da Fendissime, uma linha de produtos voltados para o público jovem, que rapidamente cresceu separadamente da marca.

1989 Licenciou o nome e o logotipo da FENDI para a empresa Cross Pens fabricar instrumentos para a escrita.

1990 Lançamento da linha Fendi Uomo de roupas e acessórios masculinos para qualquer momento e circunstância da vida de um homem.

1991 Lançamento de sua primeira linha de jóias.

1997 Lançamento da bolsa baguette, uma criação de Silvia Venturini, e que se tornaria, dois anos depois, a bolsa mais vendida no mundo. O nome surgiu por acaso, quando, em seu lançamento, no outono, alguém comentou que o modo certo de usá-la era debaixo do braço, da mesma maneira que os franceses carregam o referido pão - e não como uma bolsa de mão.

1998 Lançamento, em uma homenagem a criação made by hand, da coleção de bolsas La Selleria, uma série limitada em “cuoio fiore”.

2001 Lançamento da bolsa mini-baguette, mais macias e cilíndricas.

2007 Lançamento do perfume feminino FENDI Palazzo. A embalagem do perfume, vista de frente, reproduz a imagem do próprio Palácio FENDI, na Itália, como elemento decorativo. O frasco, criado por Karl Lagerfeld e produzido pela Pochet, é simples, mas a decoração foi feita de forma criativa, o que torna o produto diferenciado. No lado de traz do frasco, foi decorado o padrão que reproduz as linhas do Palácio Fendi. No painel frontal, um filete de platina em todo o perímetro, funciona como uma moldura. - -

Peças artesanais

Em um culto a tradição, bolsas, pastas executivas, valises, malas e artigos de couro são criados tomando como inspiração o passado com adição da qualidade e refinamento de seguir a evolução em seu design único, incomparável. Made by hand (feito-à-mão), é um dos essenciais elementos genuínos da FENDI, detalhes que nos remetem a preciosidade de cada peça na coleção, confeccionados inteiramente de modo artesanal, com o mesmo cuidado com que em 1925 um grande seleiro romano colocou o logotipo de prata nas bolsas criadas por Adele Fendi. Para se ter uma idéia deste processo, apenas três artesãos são capacitados para confeccionar à mão uma bolsa baguette, que demora cerca de 12 dias para ficar pronta. Uma edição limitada de apenas 100 modelos chegou recentemente às lojas européias, a preços que atingem os US$ 3 mil. -

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A controvérsia

Por muito tempo, as peles de animais foram banidas das passarelas, em nome da moda politicamente correta. Pele e couros sintéticos, no entanto, não se comparam ao luxo das peças autênticas, que aos poucos estão conquistando de volta seu lugar nos guarda-roupas de celebridades e, conseqüentemente, na alta costura. A FENDI tem lugar de destaque neste cenário, já que Karl Lagerfeld é o estilista que mais revolucionou a arte de trabalhar com peles. A marca é um dos principais alvos de ativistas e associações que defendem os direitos dos animais. -

A ousadia

No dia 19 de outubro de 2007, a FENDI realizou, segundo especialistas de moda, o mais grandioso desfile de moda da história utilizando como passarela a Grande Muralha da China. Foram 500 convidados, entre eles celebridades chinesas como a atriz Zhang Ziyi, 88 metros de passarela e supostos US$ 10 milhões para que 88 modelos desfilassem visuais (muitos na cor símbolo da China, o vermelho) com motivos circulares numa coleção que evidencia símbolos de prosperidade e felicidade. O megaevento fez parte da estratégia do grupo de LVMH, de promover o nome da grife italiana de uma forma mais agressiva. -

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Os dados

● Origem: Itália ● Fundação: 1925 ● Fundador: Adele Casagrande e Edoardo Fendi ● Sede mundial: Roma, Itália ● Proprietário da marca: LVHM ● Capital aberto: Sim ● Chairman: Bernard Arnault (LVHM) ● Presidente: Carla Fendi ● Estilista: Karl Lagerfeld ● Faturamento: Não divulgado ● Lucro: Não divulgado ● Lojas: 100 ● Presença global: + 120 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 2.380 ● Segmento: Roupas e acessórios ● Principais produtos: Roupas, bolsas, relógios, óculos, perfumes ● Ícones: As bolsas com o logotipo composto por duas letras F e os casacos de pele

● Website: www.fendi.com

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A marca no mundo

Atualmente a marca FENDI possui 100 lojas próprias e mais de 600 pontos de vendas, localizados em luxuosas lojas de departamento, que comercializam seus produtos no mundo inteiro. Cerca de 70% de toda sua produção é exportada para outros países, especialmente Estados Unidos, Ásia e Europa. -

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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). -

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