sábado, 14 de fevereiro de 2009

Águas termais

Águas termais Ricas em minerais, elas refrescam, hidratam, renovam e protegem a pele O principal alimento da nossa pele é a água. Ela dá o aspecto viçoso e saudável que toda mulher deseja. Além da ingestão diária recomendada pelos especialistas, a hidratação proveniente da aplicação de cosméticos só ajuda. Por isso, ter em sua composição uma água mineral de boa procedência é fundamental para a qualidade do produto. Mas se ela for de origem termal, os benefícios podem ser ainda maiores. Cremes hidratantes, bases líquidas, filtros solares, tônicos de limpeza, gel e leite pós-maquiagem feitos com água composta de nutrientes contribuem ainda mais para a beleza da pele. E não é só isso: borrifada no rosto, a água termal é uma pedida perfeita e refrescante para se cuidar no verão! Rica em cálcio, magnésio, ferro e zinco, a água termal protege a epiderme contra agressões do ambiente, ajuda na hidratação e tem ação antiinflamatória. E o melhor: não tem contra-indicação. O dermatologista Adilson Costa, que atua como consultor para empresas de cosméticos, explica que a água termal é proveniente de fontes de águas profundas, subterrâneas: "A água fica muito tempo nesse ambiente, às vezes décadas, antes de sair à luz do dia. Por isso, ela entra em contato com vários nutrientes do solo, enriquecendo-se deles. São substâncias ricas em íons e macromoléculas", explica.
As mais alcalinas mostram-se eficientes em peles secas, promovendo hidratação De onde vêm?As águas termais começam como gotas de chuva que penetram no solo e passam décadas embaixo da terra, sendo aquecidas pela temperatura ambiente. Na profundidade em que se encontra, a água permanece sem receber luz ou entrar em contato com bactérias e outros microorganismos. Por isso, é importante que a coleta e o armazenamento sejam feitos da forma mais higiênica possível. Nas fontes ou poços, a água pode emergir com temperaturas entre 35ºC e 54ºC.No Brasil, os principais aqüíferos termais estão em Araxá (MG), Águas de São Pedro (SP) e Caldas Novas (GO). Mas os mais famosos do mundo estão na França, com destaque para Avène, que dá nome a um produto bastante conhecido. A descoberta das fontes de águas termais não é uma novidade, mas apenas recentemente os cosméticos feitos com ela - ou até mesmo o produto puro - têm caído no gosto das brasileiras. Marcas francesas como a La Roche-Posay, Avène, Biotherm e Vichy já podem ser encontradas em drogarias e farmácias.
A dermatologista Denise Barcelos, da Clínica Paula Belloti, no Rio, lembra que as águas termais servem para todos os tipos de pele, especialmente as sensíveis. Para Marlene Gabriel, professora do Senac e co-autora do livro "Cosmetologia - descomplicando os princípios ativos", o uso das águas termais no dia-a-dia pode trazer grandes recompensas. "As mais sulfurosas contêm grandes concentrações de gás sulfídrico, apresentando, portanto, poder anti-séptico. As mais alcalinas mostram-se eficientes em peles secas, promovendo hidratação", indica Marlene.
Fonte - Reproducao

Nenhum comentário: