sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Caia na folia sem perder a pose

Mesmo que você não esteja à frente de nenhuma bateria de escola de samba, merece aproveitar esses dias de festa como uma rainha. Prepare-se! Nossos consultores dão as dicas para você ficar mais linda, mais disposta e inteira, antes, durante e depois do Carnaval

por Marjorie Umeda foto Daly & Newton / Getty Images

1 - Muito brilho, por favor! Maquiagem de Carnaval tem que brilhar. Para conseguir um efeito cintilante, você pode passar pó iluminador ou usar um truque muito simples: misturar sombra em pó solta (do tipo “asa de borboleta”) com a sua base e depois aplicar. “Para a mistura ficar perfeita, use os tons de sombra acobreados e dourados, pois ficam bem para qualquer pele. O rosto brilha por igual, fica lindo”, ensina Edson Franzino, maquiador do salão Lay Out, em São Paulo. O mesmo vale para o corpo. Quer iluminar a avenida? Coloque um pouco de sombra no hidratante corporal – é brilho na certa.

2 - Olhos à prova d’água Você gosta de um make bem carregado para os olhos? Vá em frente, mas para aquele delineador incrível não escorrer e transformá-la num urso panda ao virar a meianoite, o ideal é que os produtos sejam resistentes à água. Nesse caso, ou você aposta em um make à prova d’água ou parte para uma “impermeabilização” caseira, como ensina o maquiador Edson Franzino. “Depois de aplicar o delineador, passe sobre ele uma camada fininha de sombra em pó escura. O pó da sombra vai absorver a transpiração e impedir que a maquiagem escorra.” Dá até para chorar (de alegria) sem borrar os olhos!

3 - Aposte nas “cores de família” No Carnaval, quase tudo é permitido, mas alguns exageros podem ser encarados como pecado até na festa mais liberal do ano. No make do rosto, por exemplo, você pode destacar olhos e boca ao mesmo tempo, mas vai errar se investir em uma combinação inadequada de cores. Mesmo com uma maquiagem exagerada, todos os tons precisam combinar. “Se você escolher uma sombra alaranjada, deve usar um batom que esteja na mesma gama de cores, que vai do terra ao dourado – não pode ser um pink”, explica o Edson Franzino. E se a sombra for verde? “Bem, o verde é uma mistura do azul com o amarelo, por isso, o batom pode ir para o dourado e não para o vermelho”, ensina o maquiador.

4 - Missão antibolha Do grito de Carnaval à Quarta-Feira de Cinzas, há muito o que dançar, por isso cuide dos pés desde o primeiro dia. Regra de ouro: jamais estréie uma sandália para sambar - prefira um modelito usado, que você tem certeza que não aperta nem machuca. E se mesmo assim aparecer uma bolha, por nada nesse mundo fure a dita cuja. Proteja-a com várias camadas de esparadrapo e mude o sapato para o dia seguinte. Caso a bolha se rompa acidentalmente, não despreze os cuidados, achando que se trata de um machucadinho bobo. Sem a pele protetora, a bolha tende a infeccionar e pode acabar com a sua festa.

5 - Tira, põe, não deixe ficar Para sua pele suportar quatro dias de muita curtição sem reclamar, cuide bem dela. Retirar todo o make é fundamental, mas fique ligada antes de comprar o demaquiante. Se a maquiagem for à prova d’água, você precisa de um produto específico, que contenha substâncias emolientes capazes de remover todos os resíduos – veja essa especificação na embalagem. “Mas, se você estiver com o demaquiante errado, use um algodão com um pouco de óleo de amêndoas para retirar o que sobrou nos olhos”, ensina Edson Franzino, mas avisa que essa dica serve apenas para quebrar um galho – ou pode irritar a pele.

6 - Com a bola no pé Você dançou a noite inteira e acordou com os pés inchados, doloridos e com a maior dificuldade de colocá-los no chão? Aposte na bola de tênis, de gude ou dê um passeio na praia para aliviar o inchaço, como ensina a esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo.

Descalça, pise com o meio do pé em uma bola de tênis. Apóie todo o peso do corpo, repetidas vezes. Essa massagem estimula a circulação e desincha pernas e pés. Faça isso nos dois pés, por cinco minutos, ou até se sentir mais aliviada.

Forre o fundo de uma bacia com várias bolinhas de gude. Coloque água fria e sal, e massageie os pés, pisando de leve no fundo da bacia. Fique assim por cerca de 15 minutos.

Se você estiver na praia, caminhe no mar com água na altura das canelas. Em seguida, faça pequenos montinhos de areia e pise sobre eles.

Fonte: Reprodução

Nenhum comentário: