"Cordialidade significa aquele modo de ser que descobre um coração palpitando em cada coisa, em cada pedra, em cada estrela, em cada pessoa".
Leonardo Boff, teólogo
É um comportamento profissional oferecer cartões de visitas, sendo uma ferramenta importante no marketing pessoal e um ritual necessário em encontros de negócios, facilitando o inter-relacionamento.
Para causar uma boa impressão ele deve ser bem confeccionado, pois caso contrário pode causar uma péssima imagem.
O formato, papel e cor do cartão indicam o tipo de empresa e o status profissional, eles devem ser pequenos, menores que um cartão de crédito, sendo que a cor branca ou gelo são as mais recomendadas.
O cartão de visita dos executivos e funcionários da empresa segue um tamanho padrão (9,5 x 5,5cm). Pode ser impresso também na vertical, incluindo o cargo ou departamento.
Crie uma imagem gráfica clara e interessante, mas não coloque pontos de exclamação e slogans.
Especifique claramente o que você faz ou vende de forma positiva e não omita informações essenciais ou apresente dados desatualizados.
Em algumas atividades permitem-se certas fantasias como, por exemplo, de pessoas ligadas às artes ou mídia, devendo se adequar ao estilo pessoal e ao tipo de atividade do usuário.
Em algumas empresas usa-se colocar o mapa da localização do endereço no verso do cartão.
Utilização
· Ao me perguntarem qual o momento ideal para ser entregue o cartão digo sempre que nesse momento o bom senso também impera, pois são diversas e inusitadas as situações em que nos encontramos com as pessoas.
· A princípio não se deve invadir a pessoa com o cartão, nem distribuí-los como se fossem panfletos, portanto é necessário que aja discrição e momento oportuno para fazê-lo.
· O cartão de visitas é útil para acompanhar flores e presentes, escrever pequenos recados, transmitir condolências, comunicar mudança de endereço entre outras.
· Oferecemos quando existe um interesse para um contato futuro.
· Também deve ser entregue à secretária ou recepcionista da pessoa que você terá uma reunião.
· Numa mesa de reunião são trocados à hora da apresentação.
· Após as apresentações, diante do interesse de uma ou das duas partes para um futuro contato, a pessoa mais importante tomará a iniciativa de dar seu cartão, pedindo também o do outro. Isto é um gesto de atenção por parte de um executivo mais graduado.
· O porta-cartões de prata ou couro confere requinte e imagem de organização pessoal, sendo que o próprio cartão deve ser entregue impecável, sem manchas ou vincos.
· Empresários e executivos mais detalhistas que ocupam altos cargos têm outro cartão apenas com seu nome e o logotipo da empresa usados para mensagens de felicitações ou pêsames.
· O cartão profissional não deve ser usado como meio para apresentação e fixação de identidade indiscriminadamente.
· Ao final de uma reunião de um almoço ou coquetel também é correto entregá-lo, mas não quando se estiver comendo.
· O cartão é entregue na mão da pessoa, segurando-o pela parte superior, evidenciando a frente do mesmo.
· Assim que recebê-lo, leia-o, demonstrando assim interesse, guardando-o discretamente, logo após.
· Em visita a um país estrangeiro é bom conhecer as normas de uso do cartão, pois podem variar conforme o costume local.
Fonte: Blog Etiquetagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário