sábado, 7 de abril de 2012

Mini-bio - Jimmy Choo



Em 1996, o artesão foi definitivamente descoberto pela editora de acessórios da revista Vogue britânica, Tamara Mellon (filha da modelo Anne Davies, que foi o rosto do perfume Chanel n°5 nos anos 60), que comprou metade do negócio de Choo por ₤150 mil, dinheiro emprestado do pai, o empresário Tom Yeardye, fundador da gigante de produtos para cabelos Vidal Sassoon. O que parecia apenas um gesto de vaidade virou um império. Abriu uma fábrica e um escritório na Itália para produzir os sapatos, e apresentou seus trabalhos para os principais jornalistas de moda da Europa e dos Estados Unidos. Sucesso imediato.

Pouco tempo depois, em 1997, a primeira loja era inaugurada, em Knightsbridge, uma das zonas comerciais mais sofisticadas de Londres. Na seqüência, inaugurou outras quatro lojas na capital inglesa: New Bond Street, Draycott Avenue, e dentro das lojas de departamento Harvey Nichols e Selfridges. Em dez anos, Tamara transformou a marca JIMMY CHOO em ícone mundial de luxo. A consagração do sucesso veio com a abertura da primeira loja americana, em Hollywood, e a chegada da jovem Sandra Choi, atual designer da marca e ex-assistente de Choo, que passou a produzir coleções mais abusadas e jovens, sem esquecer a qualidade e o perfeccionismo do estilista, sabendo aplicar a essência de seu trabalho nos calçados feitos em larga escala, trazendo para os modelos combinações inovadoras com elementos clássicos, criando um estilo muito próprio que é imediatamente reconhecido.

O sucesso no mercado americano levou a inauguração de outras lojas em Nova York, Las Vegas e Los Angeles. Depois, desembarcou em Madri, Tóquio, Bangkok e Dubai. O sucesso se consolidou em 2005, com sua loja no número 34 da Avenue Montaigne, em Paris, uma das mais chiques e sofisticadas ruas de moda no mundo. A loja de 50 metros quadrados, um pequeno boudoir inspirado no glamour dos anos 40, reflete a delicadeza e a feminilidade dos sapatos e bolsas produzidos pela marca. Todas as outras butiques seguem as mesmas características: pequenas, charmosas e lindas.

O segredo para manter o luxo e a exclusividade dos sapatos JIMMY CHOO está na distribuição limitada dos calçados aos pontos de venda selecionados e na escolha das localizações mais exclusivas do mundo para abrir suas lojas próprias, ao lado de grandes nomes da moda como Dior, Armani e Prada. Os sofisticados calçados podem ser encontrados em boutiques instaladas em endereços como a Avenida Montaigne (Paris), 5° Avenida (Nova York) e Sloane Street (Londres). Seus acessórios, sobretudo os sapatos, que começam custando US$ 400 e podem chegar facilmente a US$ 2 mil, encantam estrelas como Madonna, Cameron Diaz, Catherine Zeta-Jones e Sarah Jessica Parker. A JIMMY CHOO atualmente é conhecida internacionalmente como a marca de acessórios preferida de estilistas, celebridades e mulheres cosmopolitas que seguem a moda. Os sapatos, as bolsas e os pequenos artigos de couro são inovadores e exclusivos, mas mantêm a elegância clássica, a beleza e a sensualidade das quais o nome JIMMY CHOO é sinônimo.

Apesar do sucesso a trajetória da JIMMY CHOO no mundo dos negócios é rara. Desde sua fundação ela já foi vendida três vezes. Em 2001, o próprio artesão Jimmy Choo saiu da empresa e embolsou ₤20 milhões. Os novos administradores, comandados por Robert Bensoussan, começaram então uma forte expansão da marca, inaugurando em apenas três anos mais 26 lojas, que se juntaram as quatro existentes. Em 2004, foi a vez do fundo de investimento Phoenix Equity Partners comprar grande parte das ações. Poucos anos depois, em fevereiro de 2007, a grife foi vendida novamente, só que desta vez para o fundo inglês Tower Group Capital, por ₤185 milhões. Tamara ainda possui 50% na sociedade, mas agora, mais do que nunca, deve se portar como presidente e a embaixatriz da marca pelo mundo. Os novos e ambiciosos planos da marca já estão sendo colocados em prática. Além dos sapatos, a JIMMY CHOO já vende bolsas e carteiras, lançou sua primeira coleção de óculos em 2008, e, em 2009 introduziu no mercado seu primeiro perfume. Dentre os calçados, a famosa linha 247 que traz sapatos com o conceito de 24 horas por dia, sete dias por semana, é a grande estrela da marca britânica. Além disso, reinaugurou sua loja da Madison Avenue, que passou por uma ampliação para se transformar na maior unidade da JIMMY CHOO no mundo. A loja é a primeira a oferecer a nova coleção de óculos de sol e o novo perfume da marca. Novas lojas estão sendo projetas nos moldes da loja da Madison Avenue, com salas para bolsas, que já respondem por 40% do faturamento da empresa, e óculos.

A empresa também reformou a loja-conceito da Bond Street em Londres. E tem mais. Enquanto muitas marcas se debateram para driblar a crise mundial, o principal desafio da JIMMY CHOO ainda é conseguir atender uma demanda crescente de aficionados pela marca. A empresa inaugurou recentemente uma segunda loja em Paris na Rue Saint-Honoré. A segunda unidade é maior que a primeira, localizada na Avenue Montaigne. A nova loja de Paris possui todos os elementos da nova JIMMY CHOO: uma ala VIP, mais espaço para exibir os produtos e uma localização privilegiada, ao lado de marcas como a Colette e hotéis como o Ritz Carlton. A França é atualmente o segundo maior mercado da marca inglesa, depois do Reino Unido. Outros pontos de distribuição incluem uma loja em Cannes e corners na Galeries Lafayette e Printemps. Fora da Europa, a JIMMY CHOO inaugurou lojas em Macau, Pequim, Tóquio e Los Angeles. Além disso, outras unidades foram inauguradas na Arábia Saudita, Dubai e Hong Kong.

Dados corporativos:

● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1996
● Fundador: Jimmy Choo e Tamara Mellon
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: TowerBrook Capital Partners LP
● Capital aberto: Não
● CEO: Joshua Schulman
● Presidente: Tamara Mellon
● Diretor criativo: Sandra Choi
● Faturamento: ₤120 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 85
● Presença global: 32 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 300
● Segmento: Moda de Luxo
● Principais produtos: Sapatos e bolsas
● Ícones: A qualidade dos sapatos
● Website: www.jimmychoo.com

A marca no mundo:

Atualmente a marca JIMMY CHOO possui mais de 85 lojas espalhadas por 32 países ao redor do mundo. Os produtos da marca, incluindo bolsas e acessórios, podem ser encontrados também nas melhores lojas de departamento do mundo. No Brasil, a marca tem uma butique no luxuoso shopping Cidade Jardim em São Paulo, inaugurada em 2010. A marca possui seis coleções anuais e uma revista bimestral que coincide com o lançamento das coleções principais.

Você sabia?

● Hoje a popularidade da marca é tanta que nas salas de bingo da Inglaterra o número 32 (thirty-two) é cantado com a rima JIMMY CHOO.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 13/1/2011



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