quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

BRILHO SOB CONTROLE

Sensação pegajosa, poros dilatados, maquiagem que derrete rapidinho... Se você tem pele oleosa, certamente já se irritou com esses inconvenientes. A boa notícia é que, com os cuidados adequados, dá para conviver com ela numa boa
POR JULIANA LOLATO

Outra recomendação é usar hidratantes em forma de sérum ou gel e que sejam oil free, ou seja, sem óleo na fórmula. A regra também vale para itens de maquiagem e protetores solares, que costumam carregar altas concentrações de substâncias gordurosas. Jayme alerta para o risco do uso de cosméticos importados. "Como o clima na Europa é completamente diferente, o que funciona lá muitas vezes não é o mais indicado para pessoas que moram num país tropical como o nosso." Exfoliar o rosto ao menos uma vez por semana também é fundamental, para retirar células mortas e outras impurezas da superfície.

Os produtos matificantes são uma boa pedida para quem quer se livrar do óleo, pois garantem uma pele bonita e sequinha por cerca de 8 horas. "Eles possuem micropolímeros que absorvem a oleosidade, atuando nos trechos onde ela é mais acentuada, e agem de maneira gradativa no decorrer do dia", comenta Mônica. Os matificantes são encontrados em forma de gel, sticks e lenços e devem ser aplicados antes da maquiagem.

TRATAMENTOS E NOVIDADES Nos casos mais graves, em que a quantidade de óleo ultrapassa os limites do desconforto, os médicos recomendam o uso da isotretinoína por via oral, principalmente se a paciente tiver cravos e espinhas. Essa substância tem o poder de diminuir o tamanho das glândulas sebáceas, normalizando a produção de sebo. "Para os casos mais leves, a isotretinoína pode até ser aplicada de forma tópica", enfatiza Jayme. É importante seguir o tratamento com recomendação médica, pois a substância pode provocar uma série de efeitos colaterais, como o ressecamento dos lábios e dos olhos.

Apesar de não acabar com o mal pela raiz, o peeling é outro aliado, pois deixa a pele sedosa e diminui a quantidade de secreção. "O peeling com ácido retinóico e salicílico dá uma aparência saudável ao rosto", reforça Ligia Kogos.

Há ainda o Clearlight, tratamento baseado na aplicação de uma luz azul. Seu objetivo é bloquear a oleosidade e destruir as bactérias causadoras da acne. "Costumo indicar seis sessões, uma vez por semana, ou uma única com ácido amino levulínico, capaz de aumentar a penetração da luz, potencializando a aplicação", diz a dermatologista Shirlei Borelli (SP).

SEMPRE À MÃO Para facilitar a aplicação dos cremes e loções no trabalho ou durante uma viagem, a indústria cosmética criou lencinhos, os famosos PADs. Eles podem trazer qualquer tipo de ingrediente na formulação, como substâncias adstringentes e até filtro solar. Esses produtos são acondicionados em embalagens feitas de alumínio para evitar a contaminação e o contato com a luz. "Embora os PADs sejam indicados para todas as mulheres, as com pele oleosa se beneficiam mais, pois os lencinhos podem ser usados a qualquer hora, em qualquer lugar ", diz Ana Lúcia Reis, da Fórmula Ativa (SP), pioneira na fabricação desse produto.

GORDURA ZERO Estes produtos dão conta de manter a oleosidade da pele na dose certa:

1. Fluído antibrilho Issimat, Guerlain, 2. Fluido Matificante, Givenchy, 3. Avon Solutions Sweet Finish Creme Facial Esfoliante, Avon, 4. Leite de Limpeza com Hamamélis e Rosmarinho, Valmari, 5. Sabonete Deep Clean, Neutrogena, 6. Removedor de oleosidade e suor instantâneo, Natura, 7. Loção Cleanance, Avène, 8. Sabonete Líquido Facial, Di Larouffe, 9. Tônico adstringente, Nívea Visage,

Nenhum comentário: